Acompanhe fique por dentro Fórum acesso restrito
30 set 2012

Computação em nuvem: é preciso cuidado

Steve Wozniak, cofundador da Apple, prevê “problemas terríveis” nos próximos anos com o crescente desenvolvimento da computação em nuvem e a “externalização” dos dados.

Wozniak, à peça “Agonia e Êxtase de Steve Jobs”, monólogo de duas horas em que o ator Mike Daisey fala sobre as condições de trabalho nas fábricas chinesas que manufaturam produtos da Apple. O gênio da engenharia disse sentir-se incomodado com a evolução do armazenamento de dados em servidores remotos.

“Realmente me preocupa tudo o que acontece na nuvem”, disse. “Penso que será terrível, que vai haver problemas terríveis nos próximos cinco anos”, acrescentou.

“Tudo o que inventei saiu da minha cabeça, não de um livro”, disse Wozniak, que usava calças largas e sapatilhas esportivas.

“Com a nuvem, nada lhe pertence”, disse. “Gosto de sentir que as coisas são minhas. Muitos dizem ‘ah, está tudo no meu computador’, mas, quanto mais a gente se transfere para a web, para a nuvem, menos controla esses dados”, afirmou.

No teatro, muitos pareciam estar mais preocupados com as condições de trabalho na China do que com a nuvem. Wozniak disse esperar que a situação no país melhore à medida que o gigante asiático cresça economicamente.

Via Folha Online

Comente!